sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O casamento agora em segundo plano?

(Todos os direitos do blog Diário de casal
http://www.diariodecasal.com.br/)


Exite amor eterno sem casamento? Essa pergunta surgiu numa conversa informal. Aquela história de “quando eu acordo, eu tenho vergonha de minha aparência” e outras coisas ligadas a isso eram discutidas e eu fiquei me perguntando até onde isso iria, já que um dia as pessoas encontram seu par, casam-se e são felizes pra sempre, fazendo com que a pessoa amada te veja diariamente acordando pela manhã com o “pior” de sua boa forma em evidência
Evidente que em se tratando de uma mulher falando isso, a gente pode perceber o tom exagerado, mas isso levou a outra questão, já que ouvi um “não pretendo me casar” e lembrei do crescente número de pessoas que também não sentem mais essa vontade. Sabemos que o casamento, como ocorria antigamente, já não existe mais. O mundo mudou, as pessoas mudaram, as condições mudaram, os problemas mudaram. E mesmo com tudo isso em mente, hoje em dia é raro encontrar alguém que tenha em mente ainda casar-se um dia, com igreja e festa bancada pelos pais da noiva. De repente, o modelo do casamento vem atraindo menos pessoas com o passar do tempo. Porém, de outro lado, sabemos que o amor e aquela pseudo-vontade de passar o resto dos seus dias ao lado de alguém que te completa como ninguém mais no mundo faz ainda habita algumas mentes e corações apaixonados. O paradoxo é grande. Se por um lado o casamento é algo que assusta as pessoas, por outro sabemos que não queremos envelhecer sozinhos.




E essa discussão tem tantos argumentos pra um lado e para o outro que acho que já fica difícil numerá-los e definir o que é melhor, ainda mais porque o que é melhor pra mim nem sempre vai ser melhor pra você. Vamos nos prender em alguns aspectos aqui e ver se conseguimos decidir o que é melhor? Conto com vocês.



Sexo

Assunto amplamente discutido num dos posts anteriores, o sexo pode dar uma esfriada depois do casamento. Ou até antes dele, dependendo da rotina do casal. O lance aqui é que não da pra prever o que pode acontecer na sua futura cama, e isso provavelmente não pode ser o motivo de você querer se esquivar disso. Se o sexo é realmente tão importante na sua vida que você sequer pode cogitar a idéia da falta dele, seu parceiro / sua parceira deve saber disso. E se sabe, você provavelmente terá liberdade para sugerir soluções para eventuais problemas futuros. Afinal de contas, quem foi que disse que só o sexo convencional e certinho é o recomendado pra quem ta casado?



Rotina

Acordar, ir pro trabalho, almoçar, terminar o expediente, voltar pra casa, jantar, dormir. Se você não gosta dessa idéia HOJE, que ainda ta em casa morando com os pais ou sozinho em algum canto, imagina depois que seu bem estar dentro de um relacionamento depender disso? Pra quem mora nas grandes cidades, oportunidades e opções realmente não faltam. Você terá o que fazer todos os dias, a qualquer horário do dia, bastando apenas ter um pouco de disposição. As vezes, concordo, é meio foda tentar fazer tudo acompanhado, e nessas horas você pode realmente arrumar alguma coisa pra fazer sozinho. Mas tenha em mente o seguinte: você está naquela condição porque quer, então não custa nada tentar dar um up nessa rotina e incluir programas variados, até pra distrair a mente um pouco dos problemas. Vive numa rotina chata quem se conforta com ela.



Problemas

Acredite, eles não vão sumir de uma hora pra outra se você não fizer nada. Isso sejam problemas seus, problemas com seu relacionamento, problemas com seu chefe, com o entregador de jornais. TODO MUNDO TEM PROBLEMAS NA VIDA. Uns tem uns mais difícieis de lidar, outros mais fáceis. Seu problema, de qualquer forma, nunca vai ser o pior problema do mundo. E sempre ouvi da minha avó, sábia, que um problema se resolve indo pra cima dele com garra. Ok, nem foi minha avó que disse isso, mas tome nota: Com garra a gente resolve qualquer coisa. Se faltar garra em um de vocês dois, tenha pelos dois.



Conversas

Seja morando junto, na condição de casado, ou seja morando a 900km de distância, uma coisa que sempre irá ajudar é conversar. Nada pode ser melhor num relacionamento do que conseguir entender o que o outro quer, quais são seus sonhos, quais são seus desejos, o que lhe dá medo, o que lhe faz bem. E por mais que as pessoas insistam, nada na vida vai ser melhor que uma conversa aberta e sincera sobre qualquer assunto.



- – -



E amigos homens, a dica que vai definitivamente mudar seu relacionamento: Falem. Sempre. Tudo. Acho que uma das maiores dicas que posso dar aos amigos é conversar, perguntar, se interessar, participar, entender e compartilhar tudo o que puder com a pessoa que ta ao seu lado. Não queiram esperar até a hora que a relação não tiver mais jeito de ser retomada pra tentar mudar, porque ai com certeza vai ser tarde demais e você vai se arrepender por não ter feito tudo isso antes. Se você sabe pra onde estão indo, e se estão indo juntos pra lá, todo o resto é só um grande detalhe na vida de vocês.



No fundo, não da pra mudar o que as pessoas são. Então, se a pessoa que ta destinada a ficar com você prefere fazer isso de uma forma menos convencional, talvez seja melhor começar a pensar em duas coisas: se adaptar a isso e curtir dessa forma ou deixar isso de lado de uma vez. E isso, amigos, só vocês poderão decidir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário