domingo, 29 de agosto de 2010

Nasci pra ser FELIZ !!!!


É CHEGADA A HORA DE MUDAR !
E para melhor !!!!
A vida da gente é atualizada todos os dias, a cada instante, a cada segundo.
As coisas mudam e precisamos mudar também.
Ficar com a cabeça "fechada" em uma idéia fixa, sem tentar
olhar para os lados e ver as oportunidades passando, nos
faz muito mal ! ME FEZ MUITO MAL !
Vim de uma família antiga, adequada aos padrões rígidos de educação.
Se a educação era dura, difícil para os meninos, imagina então para uma MENINA ?
Fui muito bem educada pelo meus pais !
Eles me ensinaram  a ser digna, a ter respeito comigo mesma e com meus semelhantes, a ser responsável, honesta, enfim...me ensinaram tudo de bom...sempre fui uma pessoa consciente dos meus deveres e obrigações. Como em qualquer família daquela "época", que não está tão distante assim..fui ensinada a ser mãe e dona de casa. Foi esta a educação que recebi . Nunca, ninguém da minha família me incentivou a ser "alguém" na vida, aliás nem tinha tempo para pensar sobre estes assuntos pois, as minhas obrigações sempre estavam em primeiro lugar ...estudar sim..o suficiente...e só !
Mas com o tempo, eu fui descobrindo que eu queria muito mais do que uma vassoura e um rodo, do que um a ferro de passar roupas, do que aprender crochê.....descobri o poder da leitura, descobri que fazer amigos é muito bom e sonhar com um futuro cheio de oportunidades, melhor ainda !!!!
E estas vontades foram tomando conta de mim...
Mas como já disse antes, fui criada sob rígidos conselhos e muita disciplina.
O medo da desobediência, e o respeito que eu sempre pelos meus pais, fizeram com que a cada "NÃO"
eu aceitasse numa boa, sem me impor, simplesmente pelo fato de não desobedecê-los.
Tive tantos sonhos, tantas vontades, tantos projetos.!
Criei em minha mente uma história, um projeto de vida, que para mim era real !
Um projeto (continuo mais tarde)...
(Voltando.....) que era mais ou menos assim...

"Vou fazer teatro ! Fui atrás das professoras da escola, atormentei a vida delas e consegui fazer a minha primeira peça...A BONECA DE PANO....(eu estava na 4ª série do antigo primário)...
Foi uma peça excelente ! depois desta vieram muitas outras, apresentada na igreja na época de Natal e na escola mesmo, para as crianças de outras séries..quando eu estava na 6ª série, uma professora me convidou para fazer um curso de teatro em Campinas, pois ela acreditava na minha capacidade artística...(Dona Dulce)...fiquei feliz da vida...aquela era oportunidade real que eu estava certa que iria realizar !
Cheguei em casa toda feliz da vida e fui contar a novidade...enquanto as peças de teatro era só para a escola e a igreja, minha mãe apesar de reclamar, ainda me deixava fazer, mas quando houve uma oportunidade real de realizar aquele sonho, ouvi em alto e bom tom um sonoro "NÃO" e ponto final.!
-:Você não vai fazer teatro, porque você é muito nova !
Argumentei, chorei, pedi por favor, pedi a Dona Dulce que falasse com a minha mãe, mas ela foi irredutível.
Não deixou mesmo e acabou....Tinha companhia pra ir, tinha conseguido uma oportunidade, tinha visto um sonho passar em minha frente e ir embora...minha mãe não deixou, nem ao mesmo eu ir ao teatro conhecer.
Fiquei tão decepcionada, tão triste, que nunca mais, nunca mais mesmo, participei de nada.

Esta foi uma das minhas primeiras decepções......
(que eu desperdicei a chance de não ter lutado por ela)

Em uma outra época, já estava um pouco maior,  acho que com 15 anos...eu estudava e trabalhava (empregada doméstica) trabalhava de manhã e estudava a tarde...e só tinha a noite livre para fazer os trabalhos da escola, e nos finais de semana era missa aos sábados e "NADA' no domingo....
Eu não tinha liberdade pra sair com as minhas amigas, ir na casa delas ou até mesmo elas virem na minha casa...minha mãe não gostava, até que teve um dia que eu "torrei" tanto a paciência do meu pai para eleconvencer a minha mãe me deixar ir em um bailinho na casa de uma amiga próxima de casa (a Dil)
e ele pediu que ela acabou concordando, mas me deu horário para voltar, o bailinho começou as 20:00 e eu teria que estar em casa antes das 22:00 ...(era quase impossível) mas mesmo assim eu fui..feliz da vida...
Chegando lá, eu encontrei a minha "turma" e eles ficaram muito contentes em me ver lá..até brincaram que eu havia saído da prisão....quando eu ia começar a me divertir, chega meu pai, 21:30 para me buscar.
Sem mentira...juntaram os meus amigos e pediram...deixa ela ficar, nos a levaremos para casa....aquela coisa e tal...meu pai acabou concordando, e eu pude ficar até mais tarde....mal sabia eu, a bronca que iria levar depois....mas tudo bem...fiquei...mais tarde meus amigos me acompanharam até em casa. Eu estava radiante , mas a bronca que eu levei foi tamanha, que apagou o meu brilho...mas eu estava muito feliz por dentro....
Usei então de artifícios para ter os meus amigos por perto...para a minha não brigar com meu pai por minha causa, e nem comigo, comecei a pedir para o meu pai, que me deixasse fazer bailinhos em casa....ele argumentou e acabou a vencendo pelo cansaço ! Ebâ....(estava conseguindo um pouco mais de liberdade)...
Com o tempo ela se acostumou com a minha turma...acho que ela conhecendo melhor as pessoas com quem eu saía, deu a ela mais segurança.
Ela parou com aquele cuidado excessivo comigo...já aceitava mais os amigos virem em casa e eu sair com eles também....(foi uma das melhores épocas da minha vida, que eu não esqueço nunca !...com meus melhores amigos )
continua.....Cleo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário