terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mitos e Verdades


Mito: Apenas pessoas com problemas devem procurar um psicólogo

Verdade: Muitas pessoas procuram a psicoterapia porque estão mais preocupadas com seu relacionamentos de forma geral ou às vezes, em algum caso específico: familiar, social, profissional e afetivo. Quer saber o que esta acontecendo e como podem melhorá-los.

Mito: Apenas pessoas fracas procuram psicoterapia.

Verdade: É necessário muita coragem para enfrentar o processo psicológico. Pois permite a Identificação do Problema, Mudança dos padrões de pensamento e comportamento, Possibilidade de levar a pessoa a ter uma vida mais centrada.

MITO: Psicoterapia é o mesmo que bater papo com os amigos

VERDADE: Na psicoterapia são debatidos temas que são mais importantes e que precisam aprender a lidar.  Neste processo terá que superar muitas dificuldades antes de chegar a satisfação. Por isto, este processo precisa do apoio de um profissional que não esteja envolvido emocionalmente. Conversas com amigos é terapêutico mas não é psicoterapia.

MITO: Um tratamento psicológico vai demorar anos para acabar.

VERDADE: Você é quem decide quanto tempo vai fazer psicoterapia. É adequado sempre discutir este tema com o profissional que esta te atendendo. Isto também esta alinhado com a abordagem que o profissional adota. Dependendo do objetivo a ser alcançado poderá ser uma psicoterapia breve ou uma análise que pode sim durar anos.

MITO: Problemas psicológicos são hereditários.

VERDADE: A hereditariedade pode influenciar em alguns problemas psicológicos. Mas genética não é sentença.

Mito: Livros de auto ajuda não servem para nada.


Verdade: Livro de auto-ajuda pode ser terapêutico mas não é psicoterapia. Isso quer dizer que você pode refletir sobre sua vida quando lê um livro, um poema ou até mesmo ouve uma música. Esta reflexão pode te animar e até ajudar a sair do auge de uma crise. Mas só a reflexão e a aprendizagem de novas formas de pensar, agir e sentir é que lhe trará novas oportunidades de resolver realmente suas questões.


Mito: Melhorar é uma questão de "força de vontade"


Verdade: Muitas pessoas acreditam nisto. A força de vontade é um aspecto importante,mas na verdade, a insistência no poder único da "força de vontade" é como, por exemplo, alguém tentar sair de uma sala escuram atirando-se contra a parede com cada vez mais força -mais vale acender a luz, localizar a porta e sair através dela. E é ai que o psicólogo clínico pode ajudar, possibilitando-lhe a calma e tranquilidade para encontrar estratégias para que possa "acender a luz e encontrar a sua porta". O psicólogo clínico é um profissional adequado para ajudar a "acender a luz".



Rosangela Gomes Piedade
Psicologia - Acupuntura - Massoterapia Clínica
Cel: 9157-7754
Rua Mussumés, 328 - Vl Maria Alta - Tel: (11) 2825-2269
Rua do Oratório, 177 - Mooca - Tel:(11) 2605-2154


Nenhum comentário:

Postar um comentário