sexta-feira, 1 de abril de 2011

É isso que eu digo e ninguém me entende !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Amizade entre o homem e a mulher é possível quando existe maturidade.

Aqueles que duvidam da viabilidade de um relacionamento intersexual apenas afetivo, sem a presença da sensualidade, demonstram ter dificuldades com as manifestações do sexo oposto em si mesmos. Por esse motivo, eles acabam caindo tanto em generalizações quanto em preconceitos que só fazem afastá-los de um tipo de amor alegre, leal e desinteressado.

Alberto Lima

Em toda a minha experiência profissional, nunca vi um único homem duvidar que fosse possível haver amizade - entenda-se "relação não sexuada" - entre homem e mulher. Mas me impressiona o número de mulheres que manifesta essa dúvida. Em geral, ao se referir à questão, elas formulam uma pergunta - "Você acha meeeeeesmo possível haver amizade entre um homem e uma mulher?" -, mas para o interlocutor fica claro que ali há uma afirmação, não uma indagação. Tais mulheres não acreditam nesse tipo de amizade por entenderem que entre gêneros as modalidades de relação possíveis são o "coleguismo" superficial (o cara não interessa a ela como parceiro sexual nem como amigo), ou, no plano de uma relação mais pessoal e íntima, um interjogo sedutor, que mira a sexualidade. A mulher que se norteia por esses entendimentos costuma atribuir ao homem o apetite sexual, como se o desejo fosse prerrogativa masculina, restando a ela só a chance de "ser desejada".

Essa crença faz lembrar outras, como as de que "homem nenhum presta" ou "os homens, por definição, são uns sacanas", generalizações representativas de uma forma de manifestação do masculino na psique feminina, o masculino específico da mulher - a que Carl Jung deu o nome de animus - naquilo que tem de mais negativo. A mulher que pensa assim parece se esforçar para compreender o mundo e as pessoas, mas o faz de modo preconceituoso, além de apresentar o resultado de suas observações precipitadamente. Ela assume como "pertencente ao mundo e ao outro" aquilo que é conteúdo seu, mecanismo a que se dá o nome de projeção. Se experimenta em si uma motivação sexuada diante do estímulo "homem", não vê esse movimento como seu. Mais do que isso, não concebe a idéia de um Eros vincular, ou seja, não admite a possibilidade de um vínculo hetero-afetivo. Para ela, se é hetero, só pode ser heterossexual. E se o homem mantém a relação em bases afetivas algumas põem em dúvida sua virilidade.


Curioso é que uma das coisas que as mulheres mais admiram nos homens, como demonstro em livro a ser publicado em breve, é a amizade entre eles. Diferentemente do que ocorre nas relações de amizade entre mulheres, vistas por elas mesmas como mais competitivas, elas ressaltam a beleza do amor que há entre os homens, a lealdade, o quanto se divertem juntos, ou seja, admitem que sejam relações homoafetivas, sem que tenham de ser homossexuais. Por outro lado, têm dificuldade em transpor para o plano do relacionamento homem-mulher o mesmo tipo amigo, leal e divertido de amor. O homem, por sua vez, não costuma encontrar dificuldade nesse tipo de transposição.


Isso não significa que não haja homens sexistas. Claro que há. Mas homem sexista, ou seja, que cai matando sexualmente em cima de uma mulher, sem com ela desenvolver uma relação humana mais plena, também tem sérios problemas com o feminino específico do homem (anima, para Jung). Onde a mulher imagina estar um homem, é provável que esteja um troglodita jurássico.


Resumo da ópera: mulheres maduras e amorosas vêem homens como possíveis amigos. Homens maduros vêem mulheres como possíveis amigas. Mulheres imaturas vêem homens como puro instinto; homens que são puro instinto não se relacionam com mulheres inteiras. Homens imaturos vêem mulheres como mero corpo; mulheres que são mero corpo não se relacionam com homens inteiros.

Alberto Lima, psicoterapeuta de orientação junguiana, é professor-doutor em Psicologia Clínica e autor de O Pai e a Psique (Editora Paulus).

Um comentário:

  1. Cleo eu tenho que discordar com o autor Alberto Lima,apenas na parte que não existe um homem que não acredita nessa amizade...
    eu conheço homem que diz que sempre tem "interesse" nesse relacionamento de amizade de homem-mulher, até já discutimos pois eu ACREDITO E TENHO amizade com homem que me veem como amiga e tenho certeza que não temos nenhum interesse alem disso.
    o problema eu acredito que seja o seguinte:
    tanto homem, principalmente mulher, se consideram o ultimo biscoito do pacote e acreditam cegamente que são tãooooooooooooo irrestiveis que não podem atrairem uma amizade do sexo oposto.
    eu por experiencia propria sei que amigo homem é muito mais sincero, eu sempre tive mais amigos homens que mulheres. e nunca tive problemas com isso e NUNCA namorei ou paquerei um AMIGO.
    uma relação pode até se iniciar com uma amizade, mas será bem curta pois tem outro interesse envolvido.
    CLEO EU TE ENTENDO PERFEITAMENTE E CONCORDO CONTIGO!
    E AFIRMO:
    EXISTE SIM AMIZADE ENTRE HOMEM E MULHER QUE SAIBAM A DIMENSÃO EXATA DA PALAVRA AMIZADE.
    BJS

    ResponderExcluir