O Esgotamento tem origem em duas ocasiões: primeiro, quando a situação à qual o indivíduo terá que adaptar-se (estímulo externo ou interno) for indesejável ou desagradável e persistir por muito tempo.
Nesse caso há um esgotamento porfalência adaptativa devido aos esforços (emocionais) para superar uma situação indesejável persistente, seja considerada indesejável do ponto de vista subjetivo ou objetivo.
Isso quer dizer que o estímulo para o stress seria ameaçador tanto para a pessoa que à ele reage quanto para terceiros, se esses fossem submetidos ao mesmo estímulo. Em segundo lugar, quando a pessoa não dispõe de uma estabilidade emocional suficientemente adequada para adaptar-se à estímulos não tão traumáticos, objetivamente falando.
Isso quer dizer que a pessoa sucumbiria emocionalmente à situações não tão agressivas à outros colocados na mesma situação mas, não obstante, agressivas particularmente à ela.
Termo Leigo mas Correto
O termo Esgotamento é, atualmente, de uso corrente entre as pessoas participantes daquilo que chamamos vida moderna.
Ninguém gosta de pensar na Ansiedade, no Estresse, no Esgotamento ou naDepressão como formas de algum transtorno emocional, é claro. Isso pode parecer muito próximo do descontrole, da piração ou da loucura e, como de fato, todos temos a possibilidade de sermos afetados pelo stress, pelo esgotamento ou pela Depressão, pelo menos alguma vez na vida, então será melhor não considerá-los como formas de algum transtorno emocional.
Realmente, o stress, o esgotamento, a ansiedade e a Depressão não devem ser confundidos com a loucura. Também otranstorno emocional não deveria ser considerado, de modo geral, uma forma de insanidade.
Mas, como não pretendemos lidar aqui com certos preconceitos populares, vamos continuar achando que stress é aquilo que freqüentemente nós mesmos experimentamos, esgotamento e ansiedade são coisas possíveis de acontecer com nossos entes mais queridos, transtornos emocionais podem acometer parentes mais distantes e a loucura é algo só possível nos outros desconhecidos.
....................................