sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Choque de realidade pode causar a depressão pós-casamento

Pessoas que idealizam demais a união podem sofrer com a convivência


A festa, o vestido, o bolo, as flores, os convites, o buffet. São meses de preparativos até chegar o dia do casamento. Mas, passada a festa e a euforia nupcial, alguns noivos podem passar por um momento incômodo que culmina na pergunta: E agora? A sensação de vazio, apatia e chateação - mais frequente nas mulheres - é caracterizada como depressão pós-casamento, que não é considerada uma doença, mas um estado emocional. "A depressão pós-casamento é um choque de realidade que a pessoa enfrenta. Quando ela se depara com as responsabilidades do casamento, ela pode ficar angustiada e desamparada", esclarece a psicoterapeuta cognitivo-comportamental da Unifesp Karina Haddad Mussa, especialista em medicina comportamental e neuropsicologia
Assim como a depressão pós-parto, o problema é sério e se não for resolvido, pode se tornar um empecilho para a nova vida do casal. "Depois da festa, os recém-casados precisam estar preparados para enfrentar as contas para pagar, a divisão de papéis e o convívio com os defeitos do outro. Isso tudo pode ser uma frustração quando a pessoa não está pronta para enfrentar a realidade", diz Karina Mussa
O problema pode vir quando a pessoa não está preparada para lidar com as mudanças. Se antes ela morava com os pais e tinha relativo conforto e a casa sempre estava cheia de gente, com a vida de casada, a casa fica mais vazia e ela precisa se preocupar em resolver assuntos do dia a dia como as compras do mês e as contas para pagar.




Portanto, a chamada depressão pós-casamento é fruto de fatores externos, econômicos e sociais, mas principalmente de fatores internos, como explica a psicoterapeuta: "As pessoas que idealizam em excesso o casamento, ou seja, projetam no parceiro os sonhos e expectativas, sofrem um choque muito maior quando algo dá errado e passam por uma fase de desencantamento".



Dependência emocional



Idealizar algo que está para acontecer não é incomum e muito menos errado. O problema é quando isso sai da medida e acaba fazendo com que o dono dessas expectativas em excesso acabe vivendo em um condição de dependência. "Quando a pessoa é muito carente, tem baixa autoestima, é imatura ou egoísta, ela fica dependente do parceiro. Essa situação é ruim porque traz cobranças, brigas e desgaste", diz Karina Mussa.
O casamento é o acontecimento que celebra a divisão de papéis, é renúncia, doação, saber escutar, aprender a conviver com o outro. Por isso, a pessoa que não esteja disposta ou que não saiba se adequar a essas características pode trazer o insucesso da vida conjugal.


"Quando você se casa, também está, de certa forma, celebrando a "morte psicológica" de uma identidade velha. Você saí da casa dos pais, deixa de ser a filha, a irmã, para se tornar a esposa, o marido, a pessoa que cuida da casa e que deve assumir novas responsabilidades", explica a especialista da Unifesp.




Dentre essas responsabilidades, está a manutenção do amor, que precisa de cultivo, de atenção e de disponibilidade. "No casamento, precisamos dar sempre o nosso melhor, porém, o exagero pode trazer situações extremas, como o ciúme e a insegurança. É preciso sempre estar confiante e ter o controle da própria vida, mesmo na vida a dois", afirma a psicoterapeuta.


Síndrome de Cinderela




A depressão pós-casamento pode atingir igualmente tanto homens como mulheres, já que depende muito mais das características de cada um e do nível de idealização e expectativas que a pessoa está esperando do casamento. Porém, as mulheres carregam consigo aspectos históricos e culturais, que ainda condicionam o comportamento feminino. Em geral, as mulheres ainda sonham com seus príncipes encantados e esperam que tudo seja perfeito, por isso elas acabam sofrendo muito mais. "As mulheres, até pouco tempo atrás, foram criadas para o casamento"perfeito". Muitas ainda estão em uma fase de transição, em que saem para trabalhar fora e são independentes, porém assumem o papel de donzela quando se casa", relata Karina Mussa.



Para evitar os sustos na vida de recém-casados, o ideal é reforçar a intimidade com o parceiro e não tirar os pés do chão. "Conhecer bem o outro pode amenizar os problemas que surgem na convivência a dois. Projete coisas boas para a nova fase, mas tente pensar também nos problemas que surgirão com as responsabilidades matrimoniais, desde financeiros até psicológicos. Além disso, procure adotar uma postura de flexibilidade diante da vida para lidar com as mudanças que se fizerem necessárias", sugere Karina.


Para quem está no turbilhão




Você acabou de casar, mas está se sentindo triste? Isso pode ser resolvido com uma boa conversa com o parceiro e os ajustes necessários. Se o problema é mais sério do que parece, fique de olho, você pode precisar do acompanhamento com um profissional.



Karina Haddad esclarece que depressão pós-casamento não chega a ser uma doença, como os demais tipos de depressão. Na maioria das vezes é apenas o choque inicial ou a tristeza de não saber lidar com situações novas. Porém, se a pessoa está desanimada, triste o tempo inteiro, não come direito, não tem vontade de sair de casa e não dorme direito, ela pode estar desenvolvendo uma depressão real. Porém, a especialista faz uma ressalva: "A pessoa que está com os sintomas depressivos, não os adquiriu por causa do casamento. Provavelmente ela já deveria ter algum antecedente. A ajuda psicológia e, se necessário, médica também é importante para buscar as causas do problema", avalia Karina Mussa.


http://www.minhavida.com.br/conteudo/11404-choque-de-realidade-pode-causar-a-depressao-poscasamento.htm

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Perfil do Signo de Touro...ou seja...eu !!!


Personalidade
Você valoriza o conforto, adora comer, dormir e ficar na tv ou no computador, como uma representante do elemento terra. Para que precisamos de algo mais, não é, taurina? É super carinhosa e fica na sua, mantendo-se reservada em seu canto. Mas se alguém lhe desafia, pode mostrar seu lado mais teimoso e turrão. Na verdade, prefere quebrar a cara sozinha que seguir os conselhos dos outros. Por ser do elemento terra, gosta de ter o controle das situações em suas mãos, tentando evitar muitas mudanças e pessoas ansiosas e agitadas, que a deixam insegura e desconfortável. Você tem fixação por comida e pode ser um pouco preguiçosa, escolhendo o sofá, uma boa música, um balde de pipoca, em vez de fazer esforço. Apesar disso, quando quer, tem boa capacidade de concentração e disciplina. Cheia de projetos, adora sair, namorar e fazer esportes.

Amor
Regida por Vênus, o planeta do amor, você gosta de estar sempre juntinho de alguém. Seja ficando ou namorando mais sério, gosta de curtir tudo de gostoso que a intimidade pode trazer. Carinho físico é fundamental! Adora cafunés e massagens, mas é super ciumenta e possessiva, tendo dificuldade de se adaptar às mudanças de uma relação. Assim como você se entrega pra valer, espera reciprocidade total dos parceiros. Você se sente atraída por pessoas sedutoras, misteriosas e cheias de charme, que deixam no ar aquele gostinho de “quero mais” e que gostam do jogo da conquista.

A Galera
Você é uma super amiga! Tem bom coração, é leal, faz de tudo para se sentir querida e útil. Em geral, é tranqüila, aceitando o tempo dos outros e não criando grandes angústias em sua cabeça em relação às amizades, pois sente que elas são para a vida inteira, independente das escolhas de cada um. Mas pode ser um pouco ciumenta com as amizades, não aceitando perder espaço para namorados ou outras pessoas. Também pode ser teimosa, querendo que as coisas em grupo caminhem do seu jeito. Adora balada ou sair para comer com os amigos, e é boa para dar conselhos... Você é uma excelente amiga, que pode dar dicas de beleza e de lugares para se divertir.

Profissão
Consciente de seu papel, trabalhadora, com habilidades artísticas. Você tem muitos dons, mas além do trabalho, precisa do happy hour para relaxar. Pode se dar bem em áreas que envolvam trabalho de corpo, como estética, massagem e esportes, também tem talentos para criação (publicidade, desenho, designer, arquitetura, arte), pode ser atriz, cantora, dona de restaurante, veterinária ou hoteleira.

Estilo
Adora curtir seu corpo, melhorar sua aparência e tem bom gosto estético, combinando acessórios super harmônicos e bonitos. É vaidosa e gosta de aliar estilo a conforto. Você é provocante, mas sem exageros, pois gosta de valorizar suas formas, mas detesta vulgaridade. Vênus, seu regente, é um planeta ligado à elegância e vaidade, por isso, você gosta de se arrumar, de atrair olhares, mantendo a classe.


A amiga de Touro
É amorosa, companheira para todas as horas, principalmente aquelas em que vocês decidem comer alguma coisinha gostosa. Ela adora sair, mas também fica satisfeita em ficar em casa com você, vendo um filme bobo na tv, procurando fotos do ídolo preferido de vocês, cantando e dançando quando passa o seriado favorito.... O que importa para essa amiga de Touro é de fato sua companhia, e ela é ótima anfitriã, gostando de receber pessoas em sua casa. Essa é uma amizade para a vida inteira, com declarações, beijinhos e abraços, mas a taurina pode ser um pouco possessiva, tendo ciúmes, caso você fique muito distante. Uma amiga leal, pronta para lhe acompanhar nas coisas banais do dia-a-dia e para segurar sua onda nas horas difíceis.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Coisas que a vida ensina depois dos 40


Coisas que a vida ensina depois dos 40



Amor não se implora, não se pede não se espera...

Amor se vive ou não.



Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.



Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para

mostrar ao homem o que é fidelidade.



Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.



As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.



Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.



Água é um santo remédio.



Deus inventou o choro para o homem não explodir.



Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.



Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.



A criatividade caminha junto com a falta de grana.



Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.



Amigos de verdade nunca te abandonam.



O carinho é a melhor arma contra o ódio.



As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.



Há poesia em toda a criação divina.



Deus é o maior poeta de todos os tempos.



A música é a sobremesa da vida.



Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.



Filhos são presentes raros.



De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.



Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que

abrem portas para uma vida melhor



O amor... Ah, o amor...

O amor quebra barreiras, une facções,

destrói preconceitos,

cura doenças...

Não há vida decente sem amor!

E é certo, quem ama, é muito amado.

E vive a vida mais alegremente...



***


APRENDI




Aprendi que quando se está apaixonado.... dá pra notar!



Aprendi que quando uma pessoa me diz...

"Você alegrou meu dia", isso alegra minha vida.



Que ser criança é mais importante que deixar de ser.

Que nunca deves rejeitar um presente de uma criança.



Que sempre posso orar por alguém quando não tenha outro modo de ajudá-lo.



Que não importa o quanto a vida exige que sejas sério.

Todos nós necessitamos um amigo com quem possamos dar gargalhadas.



Que algumas vezes, tudo o que uma pessoa necessita é uma mão

para segurar e um coração para entender.



Que a vida é como uma espiral: quanto mais se aproxima do final, mais rápido caminha.



Que o dinheiro não compra "classe ".



Que essas pequenas coisas que acontecem diariamente,

são as coisas que fazem a vida espetacular.



Que debaixo do duro aspecto das pessoas, ha alguém que quer ser apreciado e amado.



Que Deus não fez tudo num só dia. Então o que me faz pensar que eu posso?



Que ignorar os fatos... não os muda.



Que é o amor, e não o tempo, que cura todas as feridas.



Que cada pessoa que conheces merece ser presenteada com um sorriso.



Aprendi que ninguém é perfeito ... até que te apaixonas por alguém.



Aprendi que as oportunidades nunca se perdem, que devemos aproveitá-las.



Aprendi que as pessoas devem dizer palavras suaves e ternas,

porque no futuro poderão ter que engoli-las.



Que um sorriso, é a maneira mais barata de ficar muito mais bonito.



Aprendi que se pode aprender... Ensina-me.



Aprendi de você o que é ser querido.



OBRIGADO POR TUA AMIZADE.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010